Uniforme do Brasil para as Olimpíadas 2024 é DETONADO na internet; ‘feio demais’
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024 estão se aproximando, e a delegação brasileira já revelou os uniformes do Brasil que serão usados na cerimônia de abertura, marcada para 26 de julho. Desenvolvidos pela varejista Riachuelo a convite do Comitê Olímpico do Brasil (COB), os uniformes têm gerado grande polêmica e foram duramente criticados na internet.
Muitos internautas consideraram os trajes feios, de mau gosto e inadequados para um evento de tamanha importância. Comentários nas redes sociais destacam a insatisfação: “Eu não to aguentando esse uniforme evangê do Brasil para as Olimpíadas, que coisa mais feia”, escreveu um usuário. Outro criticou: “É esculacho demais o uniforme do Brasil para as Olimpíadas ser isso aí”. Houve até quem sugerisse que a empresa deveria ser responsabilizada: “A Riachuelo me paga por ter feito um uniforme HORROROSO desses para a delegação do Brasil usar na abertura da olimpíada”.
Os uniformes, segundo a Riachuelo, foram inspirados na fauna, flora e biodiversidade brasileiras. As peças incluem jaquetas jeans bordadas com onças, tucanos e araras, confeccionadas manualmente por artesãs de Timbaúba dos Batistas, no semiárido do Rio Grande do Norte. As cores predominantes são verde, azul e amarelo, em referência à bandeira do Brasil.
Apesar das críticas, a diretora de marketing e comunicação da Riachuelo, Cathyelle Schroeder, defendeu a proposta descontraída dos trajes. Ela explicou que a produção adotou práticas sustentáveis, como a redução de até 70% de água nos processos de lavagem e o reaproveitamento de resíduos têxteis. Gustavo Herbetta, diretor de marketing do COB, acrescentou que o desafio foi sintetizar no uniforme a ambição do Time Brasil e sua identidade inovadora.
Mesmo com esses esforços, a recepção do público foi majoritariamente negativa, ressaltando um desafio significativo para a imagem da delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris.
Veja os comentários dos internautas:
eu não to aguentando esse uniforme evangê do brasil para as olimpíadas, que coisa mais feia pic.twitter.com/XoLra7IEkO
— luciana (@lugonsalez) June 19, 2024
é esculacho demais o uniforme do brasil para as olimpíadas ser isso ai pic.twitter.com/1x4Kou7hIA
— joao (@jotafobic) June 19, 2024
A @riachuelo me paga por ter feito um uniforme HORROROSO desses para a delegação do Brasil usar na abertura da olimpíada pic.twitter.com/jUAnIfBjJq
— Maria Augusta 🇵🇸🇵🇸 (@__magnifiCAT) June 18, 2024
Olimpíadas 2024
Em audiência pública da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (19), dirigentes do Comitê Olímpico do Brasil (COB) discutiram os preparativos para as Olimpíadas de Paris 2024, que ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto.
O diretor de esporte de alto rendimento do COB, Ney Wilson Pereira da Silva, informou que a delegação brasileira já conta com 220 atletas, e espera-se que esse número chegue a aproximadamente 280 após a fase de classificação em julho. Contudo, o Brasil não competirá em algumas modalidades, incluindo futebol, basquete feminino, nado artístico e polo aquático.
A primeira equipe do COB chega a Paris em 11 dias para finalizar os preparativos e garantir o sucesso dos atletas. “A atenção agora precisa ser redobrada para que a gente não desperdice as possibilidades que a gente tem, que são grandes, de superar tudo aquilo que a gente fez em Tóquio”, destacou Ney Wilson.