Entretenimento

Acusada de fraude fiscal, Shakira fecha acordo na Espanha e pagará mais de € 7 mi

21 novembro 2023Compartilhe

Acusada de fraude fiscal, Shakira fecha acordo na Espanha e pagará mais de € 7 mi

Shakira e o Ministério Público espanhol selaram um acordo que põe fim ao julgamento por fraude fiscal de quase 14,5 milhões de euros, esta segunda-feira (20) em Barcelona.

A artista colombiana de 46 anos foi intimada às 10h por um tribunal da metrópole catalã. Por fim, pagará uma multa de mais de 7,3 milhões de euros em troca da suspensão do seu julgamento, anunciou esta segunda-feira o presidente do tribunal.

Ela também foi condenada a uma pena de prisão suspensa de três anos, que será comutada para uma sanção financeira, nos termos do acordo firmado pela cantora com o Ministério Público e detalhado pelo tribunal.

Antes do julgamento, o Ministério Público exigiu-lhe uma pena de mais de oito anos de prisão e uma multa de 23,8 milhões de euros. A cantora indicou que reconheceu a sua culpa e aceitou as penas impostas.

Onde Shakira morava?

A defesa da cantora de “Waka Waka” e “Hips don’t lie” afirmou no ano passado que um julgamento era uma “questão de princípio” para defender a sua inocência.

A promotoria acusa Shakira de não ter pago seus impostos na Espanha em 2012, 2013 e 2014 quando, segundo eles, ela viveu naqueles anos mais de 183 dias por ano no país, limite além do qual uma pessoa deve ser considerada como um residente fiscal lá.

A cantora negou categoricamente essas acusações e seus advogados garantiram que, mesmo que ela tivesse iniciado um relacionamento com Piqué em 2011, ela continuou a se movimentar pelo mundo por causa de sua carreira.

Shakira alegou que só se estabeleceu definitivamente em Barcelona no final de 2014, antes de transferir a sua residência fiscal das Bahamas para Espanha em 2015, pouco antes do nascimento do seu segundo filho.

“As autoridades fiscais viram que eu estava numa relação com um cidadão espanhol e começaram a salivar”, disse ela no ano passado numa entrevista à revista ELLE.

“Não devo nada” ao Fisco “e tenho a certeza que tenho provas suficientes para sustentar o meu caso e garantir que a justiça governe a meu favor”, afirmou a cantora, que já pagou 17,2 milhões de euros ao Fisco neste caso.

Este verão, o Ministério Público iniciou outro processo contra a cantora, que se mudou para Miami com os filhos após a separação, por outra fraude fiscal em 2018, avaliada em seis milhões de euros.

“Métodos inaceitáveis”

Este julgamento estava programado para durar até meados de dezembro, com cerca de 120 testemunhas. Para fundamentar a acusação, os investigadores fiscais dissecaram a vida privada da estrela, questionando os seus vizinhos, verificando as suas contas nas redes sociais, controlando as suas despesas nos salões de cabeleireiro de Barcelona ou na clínica onde foi acompanhada na cidade durante a gravidez.

Referência na música pop latina, Shakira recentemente ganhou destaque pela difícil separação de Piqué, que ela relata no hit “Bzrp Music Sessions, Vol. 53”.

Esta colaboração com o argentino Bizarrap tornou-se um sucesso mundial que ganhou na quinta-feira o Grammy Latino de canção do ano e cuja letra também faz referência à sua “dívida com o fisco”. “Pessoas da minha equipe tentaram me convencer a mudar a letra, mas não sou diplomata da ONU”, disse ela esta semana na revista espanhola ¡Hola!

Além de Shakira, muitas personalidades tiveram problemas com o fisco espanhol nos últimos anos, como os jogadores de futebol Cristiano Ronaldo e Messi, que foram condenados a penas de prisão inferiores a dois anos, que não tiveram de cumprir porque tinham antecedentes criminais limpos. Piqué foi condenado em 2016 por fraude fiscal nos seus direitos de imagem e condenado a reembolsar mais de 2,1 milhões de euros ao fisco.

Sobre o autor

Fonte de Notícias

A missão da Fonte de Notícias é ajudar as pessoas a tirar o máximo proveito das notícias que hoje dominam todas as nossas vidas. Fornecemos contexto para as últimas notícias, com uma extensa biblioteca de notícias atualizadas e análises independentes para mais de 149 milhões de usuários de internet no Brasil.