Câncer de testículo: diagnóstico precoce é fundamental para a cura

Apesar de pouco discutido, o câncer de testículo é o tipo de câncer mais comum entre homens jovens, com idade entre 15 e 35 anos. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de tumor representa cerca de 5% do total de casos de câncer urológico no Brasil, mas tem altas chances de cura quando diagnosticado precocemente — com índices superiores a 95%.
De acordo com o médico urologista do Hospital Israelita Albert Einstein Goiânia, Antônio Flávio, a doença costuma apresentar sinais como nódulo indolor no testículo, aumento de volume ou sensação de peso na bolsa escrotal. Além disso, reforça a necessidade da população estar atenta aos sintomas, fatores de risco e diagnóstico. O especialista destaca que existem avanços no tratamento, que incluem desde cirurgias minimamente invasivas até a possibilidade de acompanhamento oncológico multidisciplinar.
Sobre o Einstein Goiânia
A unidade de Goiânia foi inaugurada em 2021 e é o primeiro hospital Einstein fora de São Paulo. Com 18 mil metros quadrados de área total, pronto atendimento 24 horas, 35 leitos operacionais, terapia intensiva e serviço de transplante de medula óssea, também conta com a primeira plataforma de cirurgia robótica do estado, com início em 2022, onde já atingiu a marca de 1500 procedimentos realizados até o momento. Em 2024, inaugurou o serviço de pediatria, que oferece uma jornada completa de atendimento para casos de alta e baixa complexidade em crianças e jovens.
Além da assistência, a unidade possui um centro de ensino, inaugurado em 2023, com mais de 30 cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e administração hospitalar, além de diversos cursos de curta duração. No mesmo ano, lançou também um centro de inovação, cujo objetivo é desenvolver tecnologias que possam beneficiar o setor de saúde na região.