Últimas

Artista visual Ananda Nahú já exibe sua arte em Goiânia

11 novembro 2024Compartilhe

Artista visual Ananda Nahú já exibe sua arte em Goiânia

 

 

Com uma carreira artística extremamente reconhecida no exterior, Ananda Nahú dedicou-se ao estudo das artes e sua aplicação em ambientes urbanos. É dela, a maior obra de arte 3D da América Latina que aos poucos ganha forma no Jardim Goiás, em Goiânia. A iniciativa assinada pelo Grupo Flamboyant foi escolhida para emoldurar a futura central da Flamboyant Urbanismo.

 

Somente na África, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil já são mais de 20 participações em importantes feiras de arte, exposições coletivas e individuais, consolidando uma forte presença no mercado de arte europeu e americano. A artista explica que o seu desenvolvimento profissional também foi influenciado por movimentos como grafite, técnica muito diferente do muralismo.

 

Ananda também participou de projetos artísticos-sociais da ONU, União Europeia, Cleveland Foundation, CEC Arts Links / Rockefeller Foundation, projeto Xalabas Di Kumunidadi, The Point CDC NYC, Simon Bolivar Foundation, Casita Maria Center for Arts & Education, Bronx Health Reach e NYCHA (New York City Housing Authority).

 

Além disso, a artista é referência em trabalhos para marcas renomadas como Nike, Gucci, Ride with Via, Bloomberg, além de assinar vários murais fixos na Marsh & McLennan, YWCA (a maior e mais antiga organização multicultural de mulheres dos EUA), ThoughtWorks e Marina da Glória. A estética, outro ponto forte de Ananda, ainda conquistou a marca norte-americana Kohler, líder na fabricação de louças e metais de alta qualidade, que estampa as criações de Ananda em peças de altíssimo padrão.

 

Valorização da arte e novas referências artísticas

O Salão Nacional de Arte de Goiás – Prêmio Flamboyant, por exemplo, contou com seis edições anuais realizadas no Flamboyant Shopping até 2006, envolvendo ativamente nomes como Gilberto Chateaubriand, Agnaldo Farias (SP), Luiz Camillo Osorio (RJ), Katia Canton (SP), Milton Machado (RJ), Moacir dos Anjos e muitos outros.

 

A cada edição, as obras de arte dos premiados eram adquiridas passando a integrar o acervo Lourival Louza, uma das coleções disponíveis para visitação no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) – Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).

 

Outra iniciativa emblemática ocorreu em 2013, quando a artista japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake trouxe sua icônica assinatura em aço com exclusividade a Goiânia.

 

Em março de 2023, o empreendimento entregou a escultura Camelocama, uma cédula da obra Dengo, assinada pelo artista contemporâneo Ernesto Neto. Atualmente, a Flamboyant Urbanismo exibe em seu Espaço Gentileza Flamboyant, na Avenida H, no Jardim Goiás, um ambiente especial, que convida a contemplar uma obra de arte assinada pela artista plástica Iêda Jardim. Inspirada na rosácea do Flamboyant, uma imponente parede de azulejos que mede mais de 100m², chama atenção com sua estética flamejante e exuberante.

 

Não por acaso, desde outubro, mês de celebração do aniversário do Flamboyant Shopping e de Goiânia, a capital começa a evidenciar com um novo referencial em estética e arte. O Muralismo foi escolhido por seu ineditismo e suntuosidade e promete enriquecer o legado do Grupo Flamboyant na valorização das artes.

 

Mais sobre a trajetória de Ananda Nahú https://www.anahu.com/

Em 2015 foi selecionada pela CNN Style e pela Phaidon como uma das artistas mais influentes do Brasil. Em 2016 quebrou o recorde nos Estados Unidos, onde pintou o maior mural do estado de Ohio, financiado pela Cleveland Foundation, a maior e a mais antiga Fundação dos EUA.

 

Atualmente seus trabalhos estão sendo estudados pelas crianças da 6° serie através do livro de arte material este presente nas escolas em todo o país pela editora Moderna, Santillana Educação e FTD.

 

Em 2021 pintou o terceiro andar inteiro do Rosewood Sao Paulo e em 2022 assinou o tapete de entrada e lobby do prédio Aya, ambos empreendimentos do complexo cultural Cidade Matarazzo.

 

Em 2023 lançou internacionalmente com a KOHLER sua própria linha de produtos para casa com edição limitada em comemoração aos 150 anos da empresa.

Sobre o autor

Redação