4ª Edição do Goiânia em ArteDoor Celebra os 82 anos do Batismo Cultural da Capital
No dia 2 de julho, às 19h, o Museu de Arte de Goiânia (MAG) abrirá suas portas para a exposição de lançamento do catálogo oficial da quarta edição do Projeto Goiânia em Artedoor. O evento marcará a reabertura do MAG e contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia. As obras estarão em exibição para o público durante o mês de julho, com entrada gratuita.
Esta edição do ArteDoor é especial, pois homenageia os 82 anos do Batismo Cultural de Goiânia com 82 obras selecionadas por meio de um processo de curadoria dentre 148 inscrições em edital publicado pela Secretaria de Cultura de Goiânia. As obras serão expostas em 82 outdoors distribuídos pela cidade, cujas localizações foram sorteadas para cada artista. Esses artistas também farão parte do catálogo oficial do evento.
Os artistas selecionados para esta edição do ArteDoor apresentam obras que refletem coletivamente sobre a capital, retratando em pintura os diversos olhares sobre parques, monumentos, arquitetura e o cotidiano de Goiânia. Esta é uma oportunidade única para que milhares de pessoas que transitam diariamente pela cidade conheçam, contemplem e valorizem a cultura de Goiânia e seus valores artísticos. É a arte livre para todos, uma verdadeira democratização da cultura que sai dos salões e galerias para as ruas, transformando o cenário urbano em um grande movimento de inclusão por meio da arte. O projeto é arrojado e único, realizado apenas em Goiânia.
O Projeto Goiânia em Artedoor é uma realização da prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV). Eles trabalham para cumprir o papel destinado a Goiânia por seu fundador, Pedro Ludovico, que promoveu, no início da história da capital, o Batismo Cultural com ações diversas, incluindo missas, peças de teatro e apresentações literárias.
Informações Adicionais
O interventor Pedro Ludovico Teixeira desejava criar uma cidade totalmente diferente da então capital, a cidade de Goiás. Quando a maioria dos prédios públicos estava pronta e Goiânia já era uma realidade com cerca de 10 mil habitantes, Pedro Ludovico quis mostrar ao Brasil e ao mundo a sua criação: uma capital planejada, pensada por profissionais reconhecidos internacionalmente, com conceitos arquitetônicos e urbanísticos importados da Europa.
Para isso, ele planejou uma grande festa, o Batismo Cultural de Goiânia, que aconteceu em 1942 no Cine-Teatro Goiânia (hoje Teatro Goiânia), com uma programação cultural que se estendeu de 1º a 11 de julho. A sessão solene de inauguração reuniu governadores, intelectuais e ministros, incluindo a presença do presidente Getúlio Vargas. Entre os eventos, houve missa campal, congressos de educação e geografia, e a inauguração do Teatro Goiânia. A cidade amanheceu com fogos e teve apresentações artísticas, encerrando com uma grande queima de fogos.
Serviço
O que: Lançamento da Quarta Edição Especial do Projeto Goiânia em ArteDoor
Quando: 2 de julho de 2024, às 19h
Onde: MAG – Museu de Arte de Goiânia, Rua 1 Setor Oeste, Bosque dos Buritis
Entrada: Gratuita